Nosso Fundador

Melvin Jones - O fundador do Leonismo

Nasceu em Fort Thomas, Estado do Arizona-USA, no dia 13 de janeiro de 1879. Em 1913 ingressou no The Business Circle of Chicago, um clube de almoços que reunia homens de negócios à base de reciprocidade, levado por seu “irmão” de maçonaria, Harry Towne. Em 1914 tornou-se secretário do Clube. Em 1916 procura novos rumos sob a idéia de que “Você não vai muito longe se não começar a fazer alguma coisa por alguém”, enviando dezenas de cartas a numerosos clubes similares expondo suas idéias e convidando-os para uma reunião.
Em 07 de junho de 1917, atendendo ao convite de Melvin Jones, representantes de alguns clubes compareceram à reunião promovida às 12:45horas, pelo Business Circle of Chicago no Salão Leste do Hotel Lasalle, em Chicago. Nesta reunião histórica os Optmist of Chicago e outras 13 entidades inclusive o The Lions Clubs of Indiana composto de 27 clubes, estabelecera a data de uma convenção para a decisão final, sendo que já ficara acertado que o nome da nova entidade seria LIONS CLUBS. Em 08 de outubro de 1917, realizou-se no Hotel Adolphus em Dallas-Texas – USA, a instalação da 1ª Convenção de Lions Clubs com as presenças de representantes de vinte e duas cidades, cujos clubes seriam os FUNDADORES DO LEONISMO. 
No dia 10 de outubro de 1917 encerrou-se a Convenção, sendo esse dia considerado como a DATA DE FUNDAÇÃO DO LEONISMO, sendo eleito o DR. William Woods de Indiana o 1º Presidente, sendo ainda aprovado que a 1ª Campanha seria a venda de bônus de guerra e remessa de roupas para os soldados que estavam na 1ª Guerra Mundial. Mais tarde ficou estabelecido que o dia 8 de outubro de 1917 seria considerado o dia Mundial dos Serviços Leonísticos. A Associação só se tornou, no entanto, internacional em 1920, quando os primeiros Lions Clubes foram organizados no Canadá. O terceiro país leonístico foi a China, o quarto, o México, o quinto, Cuba. Isso nos anos de 1926 e 1927. Oito anos mais tarde a América Central entrou no círculo e em 1936, surgiu o primeiro clube sul-americano, na Colômbia. O primeiro Lions Clube europeu foi organizado no dia 24 de março de 1948, em Estocolmo,Suécia. O leonismo chegou ao Brasil em 16 de abril de 1952 com a fundação do Rio de Janeiro Mater Clube por Armando Fajardo. 
Melvin Jones foi casado com Rose Amanda Freemon, sua grande companheira nos trabalhos iniciais do leonismo. Em 1917 por ocasião da fundação do leonismo Melvin Jones foi eleito secretário, cargo que sempre exerceu. A diretoria internacional concedeu-lhe o título de SECRETÁRIO GERAL, SECRETÁRIO GERAL PERPÉTUO e FUNDADOR DO LEONISMO (1950/1958). Em 21 de junho de 1956 já viúvo, casou-se com Lilian M. Rodingon que também sempre o acompanhou nas atividades leonísticas. MELVIN JONES faleceu em Chicago a 1º de junho de 1960, sem deixar descendente aos 82 anos de idade e 44 de leonismo.